11 de jul. de 2010

Ser Humano.

Não é ser sincero, é ser honesto. É ter Dignidade . É ser Humano, até para fazer outro humano chorar. Isso é decência.
E ter decência depende exclusivamente de ter valor. Ser limpo, íntegro.
Ser Humano, é ser uma pessoa dotada de humanidade e atribuições que façam delas humanas, para errar e acertar, mas os seus erros - humanos - não devem fazer de você alguém sujo, pérfido .
Repugno aos que, podendo falar a verdade, mentem . Mentem porque são inseguros e péssimos gerenciadores dos próprios sentimentos, mas ninguém, ninguém mesmo, tem culpa da sua gestão medíocre, e ninguém tem que pagar por isso .
Não se maltrata flor nenhuma, e todos os seres humanos são em princípio flor, perdem sua beleza e involuem Lamarquisticamente pela falta de uso de suas humanidades.
Tenho dó, entretanto, de quem furta-se a oportunidade de experimentar a verdade, vivendo de mentiras convenientes. Agravando a marcha silenciosa de falência dos valores que nos fazem humanos.
RESPEITO, respeitar-se e respeitar ao outro. Não macular o que não lhe pertence, e mesmo o que lhe pertence, respeito é um bem universal, não se troca, não se dá em favor de nada, respeito é constante, nunca variável. Respeitar-se, é respeitar a sua comunidade e a si mesmo enquanto indivíduo, o respeito está presente nos pequenos atos, numa briga branca, numa resposta, num bom dia e mesmo na presença de um desafeto .
Entendo portanto que uma pessoa sem esses atributos é uma pessoa cujo a humanidade foi ferida, e uma vez ferida dificilmente ela se reestabelecerá.

Francamente, estou indignada, ultrajada, ofendida diante dos últimos acontecimentos, nacionais e pessoais. Mas isso não abala a minha fé, nem me faz ter vontade de mudar quem sou, não sou conveniente, eu sou EU .

4 comentários:

  1. tem humano que não sabe ser humano. esqueceu que evoluiu e acaba mais animal que humano.

    ResponderExcluir
  2. Viver de mentiras é escrever uma história da qual não me orgulharia. É como deixar pra trás um passado que não é seu.
    Esse texto se encaixa pra mim, parabéns.

    ResponderExcluir

Picolé de Chuchu ;

Fria e Indigesta !